Estão funcionando normalmente, todos os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), logo após verificada infiltração no telhado da ala, cinco das 40 vagas disponíveis na unidade haviam sido interditadas.
Nessa segunda-feira (4), o governador em exercício, Paco Britto, visitou o hospital e determinou a impermeabilização do teto para sanar o problema até que inicie a obra em todo o telhado do HMIB, prevista para os próximos 30 dias. Os serviços concluídos na terça-feira (5) e nesta quarta (6), foram entregues, novamente, à população.
“As obras terminaram ontem [terça-feira], conforme eu havia prometido, mas estamos entregando hoje [quarta] porque foi preciso um período para que fosse feita a desinfecção do local. Isso mostra o trabalho deste governo, que está presente e atento ás necessidades de todas as áreas para prestar um atendimento público de qualidade para a nossa população”, frisou Paco.
O governador em exercício evidenciou que a obra definitiva para reparar o teto de todo o hospital deverá ter início no prazo de 30 dias. “O que fizemos foi um paliativo para evitar quaisquer problemas com as chuvas, mas já estamos na fase final da tomada de preços para a reforma de todo o telhado”, explicou Paco Britto.
“Desde a construção do hospital, com o passar dos anos, foram feitas reformas que precisaram ser refeitas. Mas temos de ter uma obra definitiva e evitar problemas como tivemos nesta semana. E isso deve ter início em breve, logo após o cumprimento dos trâmites legais para que aconteça”, completou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Na ocasião o diretor-administrativo da Companhia Urbanizadora da Capital (Novacap), Elzo Bertoldo, ponderou que apesar de ter sido realizada uma obra paliativa, não há mais riscos de infiltração e vazamento no telhado. “Não haverá mais problemas”, afirmou. Com as obras definitivas, serão feitas as sobreposições das telhas, consertados os vazamentos, realocados os pontos de fixação de para-raios, entre outros reparos.
Cadeiras Novas
Além dos leitos da UTI neonatal, o GDF entregou, ainda, 100 cadeiras novas que foram distribuídas em todo o hospital para acomodação de acompanhantes.
Vale pontuar que o HMIB é referência no atendimento pediátrico e ginecológico e além da população do Distrito Federal, atende, pacientes vindos de Estados próximos como: Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.
Com informações da Ascom
Da Redação